Escolha do Filhote
Ninhada Asencio e Milonga filhotes - Fonte: Facebook Álbum "Mis Perros" de Gonzalo Ferreira Grande Criador Uruguaio |
O cão é um eterno sinônimo de fidelidade com o homem. Por isso, ao estar totalmente seguro de que você e todos os componentes da sua família querem integrar um cão ao lar, há distintos fatores aos quais se deve prestar muita atenção, como se detalha a seguir.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
MACHO OU FÊMEA
COMO SE ESCOLHE UM CÃO DENTRO DA NINHADA
No que respeita ao temperamento, vamos observar dentro da ninhada dois tipos de comportamento bem diferenciados: um muito elétrico e de carácter grunhão, e outro com uma atitude fugitiva ou de escape, mais apático. O primeiro seguramente vai ser um cão hiperquinético e de carácter forte, que se você é uma pessoa de carácter mole, quando o cão chegue a idade adulta vai ter problemas de conduta. O segundo seguramente será um cão mais companheiro.
Lembre que isso é uma norma geral, o carácter e o temperamento de seu cão vão depender da maneira que você o crie, a educação, e o trato que você lhe brinde e por outro lado, do ponto de vista genético.
PARA TER EM CONTA
PRIMEiRO DIA DO CÃO NA CASA
O cão aprende rápido a diferenciar o que está permitido do que não está. Por exemplo, quando a família está comendo, seguramente se aproximará a pedir alimento, não cometa o erro de dar-lhe, deve acostumar-se a comer unicamente de seu prato e nada mais que o alimento que seu Médico Veterinário lhe tenha recomendado. Tampouco o deixe sobre a cama, isto pode desembocar em futuros problemas de conduta difíceis de solucionar.
Desta forma, fará entender a seu cão quem é o dono da casa desde o inicio da convivência de que ele é o "dominado" e o dono o "dominante".
Jamais faça exceções, não permita por um dia o que está normalmente proibido, já que o cão não pode interpretar o que significa "somente hoje".
A VIDA COTIDIANA
O cão é um animal sociável e por isso, deve contatar-se com outros seres vivos e explorar um território. Se vive em apartamento ou casa não o deixe sempre fechado, seu companheiro precisa um passeio diário que não deve ser somente para ter oportunidade de sujar-se, se não, para aprender a conviver com outros cães do bairro, e a não enlouquecer quando se encontra com um gato, pássaro, etc. O ideal seria uma hora pela manhã e uma hora pela tarde.
LEMBRE-SE:
Use sempre coleira, não o deixe solto jamais até que esteja maduro, é uma boa forma de evitar possíveis acidentes, e como consequência a dor de toda a família.
o correto seria pegar o mais problemático, já que ninguém o quer e cuide dele como se fosse seu filho. Sem mais.
ResponderExcluir